11/02/2015

Dos 20 carros mais vendidos no Brasil, apenas dois estão dentro de nova regulamentação



Dos os 20 carros mais vendidos em janeiro deste ano, apenas Honda Fit e Toyota Corolla estão adequados à nova norma de segurança para veículos vendidos no Brasil. A Resolução 518 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) ampliou as exigências de segurança para carros comercializados no Brasil. A partir de 1º de janeiro de 2018 todos os veículos lançados no mercado brasileiro deverão sair de fábrica com ancoragem Isofix para cadeirinhas infantis, além de encosto de cabeça e cinto de três pontos para todos os passageiros. A partir de 2020, todos os carros fabricados por aqui deverão oferecer estes itens de série.

ISOFIX

O gancho para fixação de cadeirinhas só está disponível em seis dos 20 mais vendidos. Somente Ford Fiesta, Volkswagen Up e Hyundai HB20 e HB20S, além de Fit e Corolla, possuem o acessório. O Isofix garante mais segurança por evitar que a cadeirinha se desloque em caso de colisão. Para carros com apenas dois lugares o Isofix deverá ser colocado no banco do passageiro.

Cinto de três pontos


Quando falamos do cinto de três pontos para todos os passageiros a situação é ainda mais critica, já que apenas o Fiat Uno, além de Fit e Corolla, possuem o equipamento e ainda assim não é de série. No compacto o cinto está disponível como opcional do pacote Comfort que custa R$ 724 – e acompanha o encosto de cabeça central. Todos os outros possuem os cintos de três pontos para as laterais e no meio o clássico sub-abdominal de dois pontos

Encosto de cabeça

O encosto para todos os passageiros no banco traseiro já é um pouco mais fácil de encontrar. Mas na maioria dos casos, você precisará pagar um pouco mais por ele. Dos 20 modelos, Fit, Corolla, Palio, Fox, Gol, Voyage, Siena, Up, Sandero, Saveiro oferecem o equipamento, mas com algumas ressalvas: Fox e Gol, só a partir das versões Highline (topo de linha). Voyage, só a partir da Comfortline e Up!, a partir da Take (ambas, intermediárias). O Palio só vem equipado com o terceiro encosto no Novo Palio e no Sandero, apenas na versão Dynamique, mais completa. A Saveiro, curiosamente, tem o encosto em todas as suas versões – estamos falando da cabine dupla, é claro.



Escassos

Entre os 20 mais vendidos, seis deles não dispõem de nenhum dos equipamentos, seja de série ou opcional. São eles os Chevrolet Classic, Onix, Celta e Prisma, o Ford Ka e a Fiat Strada – cabine dupla.

Veja a relação completa:

 FIAT PALIO
Encosto de cabeça - só Novo Palio
CHEVROLET ONIX
Não possui nenhum item
 FIAT STRADA
Não possui nenhum item
 VW FOX
Encosto de cabeça – só na Highline
 HYUNDAI HB20
Isofix
 FIAT UNO
Cinto 3 pontos, encosto de cabeça - opcional
 FORD KA
Não possui nenhum item
 VW GOL
Encosto de cabeça –  só na Highline
CHEVROLET PRISMA
Não possui nenhum item
10º
 FIAT SIENA
Encosto de cabeça
11º
 VW UP
Isofix de série e encosto de cabeça a partir da move
12º
 RENAULT SANDERO
Encosto de cabeça – só na Dynamique
13º
 VW SAVEIRO
Encosto de cabeça
14º
 HONDA FIT
Isofix, cinto 3 pontos, encosto de cabeça
15º
 FORD FIESTA HATCH
Isofix
16º
CHEVROLET CELTA
Não possui nenhum item
17º
 VW VOYAGE
Encosto de cabeça – a partir da Comfortline
18º
 CHEVROLET CLASSIC
Não possui nenhum item
19º
 HYUNDAI HB20S
Isofix
20º
 TOYOTA COROLLA
Isofix, cinto 3 pontos, encosto de cabeça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita em nosso site.
Seu comentário é muito importante para nós.
Volte sempre !