02/07/2013

Hyundai HB20S é tão divertido (ou mais) que o hatch



Antes de começar a dizer para você tudo sobre o novo Hyundai HB20S, revelarei aqui uma das minhas preferências no mundo automotivo: sou fã de hatches. Mas isso não me fez, de forma alguma, deixar de gostar da versão sedã do Hyundai HB20. Muito pelo contrário.

O Hyundai HB20S chegou ao mercado em março com versões que partem dos R$ 38.995, equipadas com motor 1,0L (confira abaixo todas as versões e preços). Para esta avaliação, escolhemos a variante Premium, com bloco 1.6 e câmbio manual. Ela custa R$ 49.595.

Traseira
O desenho do HB20S mantém as características de seu irmão menor. São muitas linhas e vincos que cortam toda a carroceria, dando um belo aspecto de movimento. A novidade aqui é a adição do terceiro volume. Olhando a lateral do carro, nota-se que há um pequeno “desnível” no desenho. A frente tem seu bico apontando mais para baixo. A lateral segue reta e a traseira fica um pouco mais elevada. A impressão é que o carro ficou com a traseira empinada, como se a frente carregasse muito peso.

Em relação ao hatch, o sedã ficou trinta e três centímetros  maior e teve a capacidade do compartimento de carga aumentada em 150 litros se comparado com o hatch. Ele tem 4,23 metros de comprimento, 1,68 m de largura, 1,47 m de altura e um porta-malas com capacidade para levar 450 litros de bagagem.



Recheio
A versão avaliada estava bem equipada. A lista inclui itens como freios ABS com EBD, airbag duplo, computador de bordo, ajuste de altura do banco do motorista, ar condicionado, vidros elétricos dianteiros e traseiros, faróis de neblina, volante e manopla do câmbio revestido em couro, sistema de áudio com função MP3 player, conexão com bluetooth, USB e entrada auxiliar, comandos no volante, entre outros.

O interior do HB20 também apresenta um desenho bastante moderno e o acabamento agrada. Não há peças mal encaixadas e, apesar de ter muito plástico por todo lado, o material é de boa qualidade.





Impressões
Sob o capô, a versão avaliada trazia um bloco 1,6L capaz de desenvolver 122 cv, quando abastecido com gasolina, e 128 cv, utilizando o etanol. O torque é de 16,5 kgfma 5.000 rpm (E) e 16 kgfm a 4.500 rpm (G).



Durante a avaliação, o sedã se demonstrou bem desenvolto no circuito urbano. Destaque também para o consumo. O modelo rodou 8,6 quilômetros com um litro de etanol.  Outro ponto positivo em relação ao hatch, é que o três volumes se mostra mais firme ao chão, mesmo a diferença de peso em relação ao hatch sendo de apenas 6 quilos.

Mercado
O Hyundai HB20S entra em um segmento de mercado bastante disputado. A lista de concorrentes traz nomes como VW Voyage, VW Polo, New Fiesta, Nissan Versa e Renault Logan.

Assim como os outros membros da família, o HB20S traz três pontos fortes: a estabilidade, o estilo e o acabamento.  Há também o ponto fraco: o preço um pouco salgado. A marca parece cobrar um pouco a mais pela qualidade oferecida e pelo “burburinho” criado com sua chegada ao mercado.



Como o WebMotors já comentou em outra matéria, com o dinheiro empenhado no HB20S, você consegue comprar modelos usados maiores ou até mesmo zero quilômetro com uma motorização maior. Afinal, em uma faixa de R$ 30 a R$ 40 mil existem 255 sugestões de compra. O grande macete para fazer uma compra é avaliar as suas principais necessidades.

Confira abaixo a avaliação em vídeo do novo Hyundai HB20S.



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